Regras de Arbitragem
O CAMPO DE JOGO

Dimensões

O campo de jogo será retangular.
O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.
Comprimento: mínimo 90 m e máximo 120 m
Largura: mínima 45 m e máxima 90 m

Partidas Internacionais (medidas utilizadas no futebol Brasileiro)
Comprimento: mínimo 100 m e máximo 110 m
Largura: mínima 64 m e máxima 75 m

Marcação do campo de jogo
- O campo e jogo será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem as áreas que demarcam.
- As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta.
- Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo.
- O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média.
- O centro do campo estará marcado com um ponto na metade a linha média, ao redor do qual se traçara um círculo com um raio e 9,15 m.

A área de meta
- A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada a seguinte maneira:
- Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área e meta.

A área penal
- A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
- Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
- Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distância do ponto médio da linha entre os postes e eqüidistante dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçará, também, um semicírculo com um raio de 9,15 m desde cada ponto penal.

Bandeiras de canto
- Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5 m.
- Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha lateral.

A área de canto
- Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo.

As metas
- As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta.
- Consistirão em dois postes verticais, eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão).
- A distância entre os postes será de 7,32 m e a distância da borda inferior do travessão ao solo será de 2,44 m.
- Os potes e o travessão terão a mesma largura e espessura, com o máximo de 12 cm. As linhas e meta terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás a meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.
- Os postes e o travessão deverão ser e cor branca.
- Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente no caso de que se cumpra essa exigência.

Decisões do International F. A. Board

1. Se o travessão se rompe ou sai do lugar, interrompe-se o jogo té que tenha sido reparado ou colocado em seu lugar. Se o travessão não puder ser reparado, a partida será suspensa. Não se permitirá o emprego de um corda como substituta do travessão; se puder ser reparado, a partida reiniciará com a bola ao chão no lugar onde se encontrava quando se interrompeu o jogo.
2. Os postes e os travessões deverão ser de madeira, metal ou outro material aprovado. Podem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não deverão constituir nenhum perigo para os jogadores.
3. É proibido todo tipo e publicidade comercial - quer seja real ou virtual - no campo de jogo e nas instalações do mesmo (incluídas as redes e as áreas que as delimitam) desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até o momento em que saiam no meio do tempo e desde o momento em que voltam a entrar no campo até o término da partida. Em particular, proíbi-se o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de canto e nas próprias bandeirinhas. Não se colocarão equipamentos estranhos ao jogo (câmeras, microfones, etc.) nos ditos materiais.
4. Está proíbida a reprodução real ou virtual de logotipos ou emblemas representativo da FIFA, Confederações, Associações Nacionais, Ligas, Clubes ou outros organismos no campo e jogo ou nas instalações o mesmo (incluídas as redes das metas e as áreas que delimitam) durante o tempo de jogo, tal como se estipula a decisão 3.
5. Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo, a 9,15 m do quadrante de canto e perpendicular à linha de meta, para marcar a distância que deverá ser observada na execução de um tiro de canto.
Regras do Futebol
O campo de jogo
A bola
O número de jogadores
O equipamento dos jogadores
O árbitro
Os árbitros assistentes
A duração da partida
O início e o reinício do jogo
A bola em jogo ou fora de jogo
O impedimento
Faltas e conduta antiesportiva
Os tiros livres
O tiro penal
O arremesso lateral
O tiro de meta
O tiro de canto

Competições









Tiradentes 2 x 2 Floresta - Cearense Série A/2018 - 14.01.2018
    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2019 2018 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Polo Wear 2019 Taça dos Campeões 2019 Série C 2018 Sub/15 2018 Feminino 2018 Copa Sub/19 2018 Masters 50 2018 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br