A psicóloga da Federação Cearense de Futebol, Tássia Ramos, participou do V Encontro Brasileiro dos Psicólogos da Arbitragem de Futebol - EBRAPAF, que aconteceu na Universidade Católica de Brasília, entre os dias 08 e 11 de novembro. O evento ocorreu durante o VI Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte – ABRAPESP.
No EBRAPAF, os profissionais abordaram questionários de avaliação dos jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, do árbitro de vídeo e dos protocolos de aplicação da psicologia. A psicóloga da CBF, Dra. Marta Magalhães, fala sobre a razão do evento: “o objetivo do encontro é trocar informações teóricas e práticas que estão sendo aplicadas na modalidade e discutir as tendências científicas e sua praticidade”.
A FCF sai na frente, pois Tássia Ramos é uma das poucas profissionais que atuam com a arbitragem no país. “Estamos avançando, mas nem todas as federações contam com psicólogos, apenas as federações do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins contam com esse apoio profissional”, afirmou a psicóloga da entidade máxima do futebol no nosso estado.
Tássia também fala sobre a importância da Psicologia do Esporte para a arbitragem cearense: “A Psicologia do Esporte trabalha em todos os âmbitos de competição e de rendimento. A arbitragem é um ambiente de competição, tem exigências físicas, técnicas e psicológicas. A Psicologia aqui contribui tanto para os aspectos de desempenho cognitivo do árbitro, como nos de melhorias de questões emocionais, de regulação emocional e de gerenciamento da carreira, que tem a ver com as questões pessoais e sociais do árbitro”.
Como novidade, a psicóloga da arbitragem cearense vai trazer, a partir de dezembro, o Biofeedback, que é um treino de regulação psicofisiológica.
Manuella Viana / Kerlya Chaves Assessoria de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066522 / 991384545 imprensa@futebolcearense.com.br
|