Com início marcado para o dia 7 de agosto, a sétima edição da Taça Fares Lopes terá a participação de quatro dos cinco clubes que já conquistaram o troféu da competição e que buscarão novamente o título e uma vaga na Copa do Brasil.
O Horizonte se sagrou bicampeão logo nas duas primeiras edições do certame, em 2010 e 2011 - ainda teve o artilheiro na segunda vez: André Cassaco, com oito gols. O time da Região Metropolitana de Fortaleza derrotou Icasa e Guarani de Juazeiro nas decisões, respectivamente.
Em 2012, o Guarani de Juazeiro derrotou o Galo do Tabuleiro na decisão e levou o título - a artilharia ficou dividida por Lamar e Niel, ambos do Rubro-Negro, com três gols cada. No ano seguinte, foi a vez do Barbalha comemorar o título do torneio, derrotando o Guarany de Sobral na final.
Vice em 2010, o Icasa levantou a taça da Fares Lopes em 2014, superando o Tiradentes. Já em 2015, o Guarany de Sobral bateu o Guarani de Juazeiro e se sagrou campeão pela primeira vez.
Criada em 2010, na gestão do Presidente Mauro Carmélio, a Taça Fares Lopes oportuniza mais datas no calendário para as equipes que não disputam o Campeonato Brasileiro, serve como celeiro de revelação de jogadores e cede uma vaga ao campeão na edição do ano seguinte da Copa do Brasil.
Neste ano, 11 times estão inscritos, divididos em três grupos. Os quatro melhores colocados do Grupo A1 avançam às quartas de final, junto com os dois primeiros colocados dos Grupos A2 e A3. As partidas da fase de mata-mata (quartas de final, semifinal e final) serão disputadas em ida e volta, definidas por índice técnico (1º lugar geral x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e com o mando do time de melhor campanha no segundo duelo.
Veja os grupos da Taça Fares Lopes 2016:
Grupo A1Ceará, Floresta, Fortaleza, Horizonte e Guarany de Sobral
Grupo A2Alto Santo, Esporte Clube Limoeiro e Quixadá
Grupo A3Crato, Guarani de Juazeiro e Icasa
Para ver a tabela básica da competição,
clique aquiPara ver o Regulamento Específico da Competição,
clique aquiAssessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 999105775
imprensa@futebolcearense.com.br