Dois meses após sua instauração e já com alguns temas em avanço, os membros do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro se reuniram nesta terça-feira (19) e criaram dois novos Grupos de Trabalho. São eles Categoria de Base e Internacionalização do Futebol Brasileiro, coordenados, respectivamente, pelo tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira e o advogado especialista em Esporte, André Ramos Tavares. O encontro aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e alguns integrantes participaram por meio de videoconferência.
Na primeira reunião, no dia 18 de fevereiro, os membros do Comitê definiram os cinco temas iniciais que seriam debatidos e trabalhados. Dentre eles, estavam o Calendário do Futebol Brasileiro, o Licenciamento e Registro, o Futebol Feminino, a reforma do Estatuto e o Código de Ética. Após o início dos trabalhos de todos os GTs, o Comitê chegou à conclusão de que seria muito importante criar também o Grupo de Trabalho Social. Portanto, seis temas do futebol brasileiro começaram a ser tratados paralelamente, cada um deles coordenado por um dos 17 integrantes do Comitê de Reformas. Agora, com o andamento acelerado dos GTs do Calendário, do Código de Ética e do Licenciamento e Registro, o grupo decidiu iniciar os trabalhos destes dois novos temas.
Na reunião desta terça-feira (19), cada coordenador de GT fez um breve resumo do trabalho que tem sido desenvolvido sobre cada assunto. O presidente do Comitê de Reformas, o secretário-geral Walter Feldman; os campeões mundiais Carlos Alberto Torres, Ricardo Rocha e Carlos Alberto Parreira; o presidente de Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, participaram presencialmente. Por videoconferência estavam os advogados Álvaro Melo Filho, André Ramos Tavares e Luiz Felipe Santoro; a diretora-secretária da Escola Nacional de Arbitragem do Futebol, Ana Paula Oliveira; o presidente do STJD, Caio Rocha; o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira; e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Modesto Guimarães Neto. Os diretores da CBF, Manoel Flores, de Competições, e Gilberto Ratto, de Marketing, e o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, também acompanharam os debates.
Fonte: CBF
|