O Grupo de Estudos Sobre o Futebol Cearense retomou suas atividades nesta quarta-feira (05), com o tema Futebol Profissional. O encontro aconteceu na sede da Federação Cearense de Futebol e contou com a participação de representantes de clubes, sindicato dos treinadores, imprensa, arbitragem e diretores da FCF.
O presidente da FCF, Mauro Carmélio, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e falando da importância dessa iniciativa da entidade. "O Grupo de Estudos é de grande valor, pois, com a experiência dos integrantes aliada a esta iniciativa, poderemos pensar numa forma de mudar o futebol cearense para melhor. Vale ressaltar também que esse nosso trabalho já está sendo copiado em várias federações do Nordeste, entre elas a baiana, piauiense e a pernambucana", disse.
Os principais temas abordados na reunião foram a questão da falta de estádios para os clubes que disputarão a terceira divisão do Campeonato Cearense e a organização do calendário das competições.
Foi sugerida realização das categorias profissionais (Séries A, B e C) no primeiro semestre e, no segundo, iniciarem as competições voltadas para as categorias de base e a Taça Fares Lopes.
Além disso, o vice-presidente da APCDEC, Alano Maia, propôs a elaboração de uma comissão neutra com quatro representantes para visitar os municípios onde os clubes filiados à FCF atuam, com sugestões de melhorias nos estádios para atender ao interesse de todos os envolvidos no futebol cearense.
Foi defendido também a permanência dos campeonatos estaduais e a unificação dessas competições em todo o país. Para o representante do Fortaleza Esporte Clube, Demetrius Coelho, as competições estaduais são essenciais para os clubes, federações e torcedores, devido a rentabilidade dos campeonatos.
O Grupo de Estudos volta no dia 19 de agosto para debater sobre a arbitragem cearense.
Manuella Viana / Kerlya Chaves
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 991384545
imprensa@futebolcearense.com.br