Notícia
Postada em 23/03/2015 às 11:06 FCF comemora 95 anos de vida
95 anos de luta pelo futebol cearense... 95 anos promovendo competições estaduais... 95 anos de muitas mudanças com a profissionalização do futebol. Hoje, 23 de março, a Federação Cearense de Futebol completa 95 anos de existência, com um marco importante nestes últimos anos. O atual presidente Mauro Carmélio, 31º gestor da entidade, além de representar e promover os mais de 100 filiados entre clubes e ligas, tem o papel fundamental de profissionalizar todos os setores do futebol alencarino, algo que faz com muito empenho desde que assumiu a FCF em 2009.

Por ora, as comemorações dos 95 anos de vida da FCF estão voltadas para as competições locais, Campeonato Cearense Séries A, B, Sub-20, além de total apoio aos clubes que disputam os certames nacionais Copa do Nordeste e Copa do Brasil, ou seja, a FCF não para e os festejos são transformados em muita dedicação e trabalho de todos; presidente, vice, diretores e funcionários.

"Continuamos nos dedicando ao máximo a cada filiado, seja ele um clube centenário ou não profissional. Pretendemos melhorar o nosso futebol, promovendo bons jogos, orientando as prefeituras em relação à manutenção dos estádios, e principalmente, valorizando o torcedor cearense, que faz o mais belo show dentro das praças esportivas", disse Mauro Carmélio. "Somos parceiros dos clubes e ligas, e por isso, existe facilidade de comunicação e resolução de eventuais problemas com rapidez. E conseguimos isso por meio da profissionalização dos setores da entidade", completou.

Fares Cândido Lopes, Breno Vitoriano, Josenéas Barroso, são nomes inesquecíveis da história da Federação Cearense de Futebol, que contribuíram para o crescimento do futebol nestes 95 anos de história da entidade.

História

O primeiro presidente a assumir a mentora do futebol cearense foi Silvio Gentil Lima, no ano de 1920. Na época, a FCF levava consigo o nome de Associação Desportiva Cearense (ADC).

No ano de 1942, a ADC passa a se chamar Federação Cearense de Desportos (FCD), para então, em 1972, receber o nome que leva até hoje, Federação Cearense de Futebol.

O atual presidente, Mauro Carmélio, desde dezembro de 2009 à frente da mentora, promoveu muitas mudanças nesses seis anos de gestão. Uma das principais, foi o fortalecimento dos clubes do interior, que chegaram a disputar, Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro, como Barbalha e Icasa. "Uma das maiores emoções que senti, foi quando assisti de perto a ascensão do Verdão à Série B", relembra Carmélio. Segundo o presidente o trabalho de modernização e fortalecimento do futebol alencarino continuará, pois o torcedor cearense merece ver os seu time brilhando na elite do mundo da bola.

Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066511 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Pro Clubs 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br