Notícia
Postada em 18/03/2015 às 15:05 Clássico-Rei “tira-teima” vale liderança do Grupo D
Um empate, uma vitória para o Ceará e outra para o Fortaleza. Este é o saldo dos três Clássicos-Rei disputados até agora em 2015. Nesta quarta-feira (18), porém, é hora do tira-teima. Leão e Vovô se encontram pela 4ª vez, em jogo que vale a liderança do Grupo D na Copa do Nordeste.

Há motivação dos dois lados. O Fortaleza vem de uma sequência de quatro jogos com vitória. O aproveitamento é de 100% desde o retorno do técnico Marcelo Chamusca. Além disso, ainda existe a memória recente da quebra de tabu contra o maior rival e a classificação já garantida para a próxima fase da Copa do Nordeste.

Pelo lado alvinegro, a vaga para as quartas-de-final do torneio regional ainda não tem confirmação matemática, mas o Ceará foi o primeiro e único clube a assegurar participação na semifinal do Campeonato Cearense, com uma rodada de antecipação. O Vovô também vem de uma vitória sobre o Icasa.

No encontro desta noite, o objetivo principal é a ponta do Grupo D, que garante a quem terminar nela a vantagem de jogar a segunda partida das quartas-de-final em casa.

Aproveitar o bom momento

Com a cabeça tranquila quanto a classificação, o Fortaleza quer mais é aproveitar a fase de bons resultados. Desde a vitória contra o Ríver/PI, no início dos jogos de volta da Copa do Nordeste, o Leão não conhece outro resultado que não seja a vitória. A última terminou com sonora goleada sobre o Maranguape, no Estadual, por 5 a 0.

Se vencer o segundo clássico consecutivo, porém o primeiro na Copa do Nordeste, o Fortaleza termina a fase classificatória com 14 pontos o que garante, no mínimo, a terceira melhor campanha entre os cinco líderes. Desta forma, o tricolor estaria no Pote 1 do sorteio para o “mata-mata” da competição e decidiria classificação para às semifinais jogando diante da torcida.

Pra dar moral

Os nove pontos que o Ceará possui até podem o classificar na competição, mas arriscar não está nos planos do alvinegro. Uma vitória sobre o maior rival além de confirmar matematicamente o Vovô nas quartas-de-final o faz tomar a liderança do próprio Fortaleza.

Em caso de vitória, o Ceará termina a 1ª Fase com 12 pontos e também não corre risco de ir para o Pote 2, portanto decidiria vaga para ser um dos quatro melhores do certame em casa. O empate classifica o Vovô se América/RN, Salgueiro/PE ou Campinense/PI tropeçarem na rodada (ou o time cearense tiver saldo de gols melhor que um dos três). Em caso de derrota, o Ceará precisaria que um dos três e o Coruripe/AL não vença (ou superar os alagoanos no saldo de gols).

Primeiro vencedor

A edição de 2015 é a primeira da Copa do Nordeste em que os dois rivais cearenses se enfrentaram. No histórico existe apenas um empate (por 1x1). Se houver vencedor no Clássico desta quarta, entra para a história como o primeiro a vencer o rival desde que a competição regional passou a ser chancelada pela CBF e foi repaginada.

Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Pro Clubs 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br