Notícia
Postada em 27/02/2015 às 15:49 Fortaleza e Ceará fazem primeiro Clássico-Rei do Cearense 2015
A 3ª rodada da Segunda Fase do Campeonato Cearense começa neste sábado, com o maior clássico do futebol cearense. Fortaleza e Ceará se encontram pela primeira vez no Estadual, em partida isolada, marcada para iniciar às 18h. Com tabu e liderança em jogo, duelo terá clima de mata-mata, já que se repetirá dentro de uma semana.

Com Ceará na ponta do grupo B2 e Fortaleza empatado com o Icasa na liderança do grupo B1 (Verdão ganha no saldo de gols), Leão e Vovô chegam ao segundo Clássico-Rei do ano em bom momento interno. Nem mesmo o tropeço de cada um na largada da 2ª Fase (ambos empataram) pode ser considerado ponto baixo para as duas equipes, que dividem liderança do grupo D com o River/PI, na Copa do Nordeste.

Foi na Copa do Nordeste, inclusive, que alvinegro e tricolor se encontraram pela primeira vez em 2015. O jogo terminou empatado (1x1), mantendo tabu que já dura mais de três anos.

Missão Desjejum

No histórico de Clássicos-Reis, um detalhe chama atenção. Nas últimas três temporadas, o Ceará só foi derrotado pelo Fortaleza uma vez. Exatamente em 2012, pelo Campeonato Cearense. Com um detalhe: o Fortaleza era comandado por Nedo Xavier, mesmo treinador desta temporada.

Dia 12 de fevereiro de 2012, Ceará e Fortaleza duelam no PV pela fase classificatória do Estadual. Ao final do jogo, 2 a 1 para o Leão. Seria o último resultado positivo que a torcida tricolor comemoraria, pelo menos até agora.

De lá para cá, foram 11 encontros pelo Campeonato Cearense e um pela Copa do Nordeste deste ano. Seis empates e seis vitórias do Ceará. A igualdade no placar esteve presente nos momentos mais decisivos, como na final do Cearense de 2012 e de 2014 (empates nos dois jogos de cada decisão).

A estatística é celebrada pela torcida do Vovô, mas joga o peso de manutenção de tabu nas costas da equipe. Em contrapartida, a cada encontro entre os dois o Leão tem uma responsabilidade a mais para carregar: a de por fim ao jejum de vitórias sobre o maior rival.

O duelo deste sábado pode ser mais um capítulo desta incômoda parte da história do Clássico para o Fortaleza ou o ponto final da sequência de jogos invicto do Ceará frente ao maior rival.

Para manter a ponta

Além da rivalidade e dos números, o Clássico-Rei também vale para cada uma das equipes a liderança de seu grupo. O Ceará chega ao jogo como líder do B2, mas tem o Guarani de Juazeiro na cola, com um ponto a menos. Não vencer no sábado, aliado a uma vitória do rubro-negro caririense no domingo representa a perda da posição. O Fortaleza é vice-líder do grupo B1, mas tem a mesma pontuação do Icasa e uma vitória pode devolver a ponta ao tricolor. O Leão do Pici ainda conta com o Leão do Mercado para parar o Verdão.

Copa do Nordeste

No meio de semana, Fortaleza e Ceará voltam a jogar pela Copa do Nordeste e o resultado do duelo deste sábado poderá dar uma injeção de ânimo ao vencedor. O tricolor vai receber o River/PI no Castelão, terça-feira (03), enquanto o alvinegro vai à Paraíba jogar contra o Botafogo na quarta (04).

Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2019 2018 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Polo Wear 2019 Série B 2019 Taça dos Campeões 2019 Taça Fares Lopes 2019 Sub/20 2019 Sub/17 2019 Copa Sub/19 2018 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br