Notícia
Postada em 03/02/2015 às 15:03 Clássico-Rei no Castelão abre Copa do NE 2015
Do mesmo ponto onde terminou em 2014, a Copa do Nordeste 2015 terá largada oficial nesta quinta-feira (04). A Arena Castelão será palco do Clássico-Rei, jogo escolhido para a abertura da competição. Com a Taça do torneio no estádio, Ceará e Fortaleza vão se enfrentar a partir das 21h20 (horário local) e prometem um grande jogo.

O primeiro duelo do certame já ocorre nesta terça (Botafogo/PB x River/PI), mas o pontapé oficial de início será dado na Arena Castelão. A CBF elegeu o Clássico-Rei como partida de abertura e por isso dará um tratamento especial ao duelo, com direito a entrada simultânea, bola com os escudos das duas equipes desenhados e a presença da Taça da Copa do Nordeste.

Folgando na rodada do Campeonato Cearense, Vovô e Leão mantêm foco total na competição interestadual e tem o mesmo objetivo quanto ao certame: ser o maior do Nordeste.

Um passo a mais

Atual vice-campeão do Nordeste, o Ceará quer mudar apenas um “detalhe” do caminho trilhado em 2014. Deixar o título escapar em casa, na decisão da última Copa do Nordeste, é algo a se corrigir desta vez.

Para isso, entretanto, o alvinegro cearense precisa deixar para trás seis adversários. Os primeiros são Botafogo/PB, River/PI e Fortaleza. A meta, então, é terminar a fase inicial como líder do grupo e garantir vaga direta nas quartas-de-final do torneio. A partir daí serão mais três adversários (quartas, semi e final) para o Ceará refazer a história e mudar o final melancólico da última edição da Copa do Nordeste.

As principais apostas do Vovô para esta temporada são a pontaria do atacante William e a manutenção da boa fase de Magno Alves.

De volta

Após passar um ano longe da Copa do Nordeste, por não ter conseguido classificação para a competição via Estadual de 2013, o Fortaleza está de volta ao torneio e também mira o título. O Leão esteve próximo de conquistar a “orelhuda” no primeiro ano da competição sob a chancela da CBF, em 2013, mas caiu nas semifinais diante do Campinense/PB (assim como o Ceará foi eliminado pelo Asa/AL).

Sem “Nordestão” na temporada passada, o Leão concentrou-se apenas no Cearense e não teve dificuldades para recuperar vaga para a edição de 2015. E desta vez ser coadjuvante é pouco para os planos do clube.

Entre as atrações maiores do tricolor do Pici para a competição estão o meia Dudu Cearense e o atacante Lúcio Maranhão.

Arbitragem cearense

Para o primeiro Clássico-Rei da Copa do Nordeste, arbitragem 100% cearense. Léo Simão e Avelar Rodrigo concorreram ao apito e o experiente Avelar levou a melhor. Ele comandará a partida auxiliado por Arnaldo Souza e Nailton Oliveira. O árbitro reserva é o também experiente Almeida Filho.

Sistema de disputa

A Copa do Nordeste 2015 será disputada em quatro fases (1ª, quartas-de-final, semifinal e final). Na primeira, os 20 clubes se dividem em cinco grupos com quatro clubes cada. Ceará e Fortaleza dividem o grupo D, com Botafogo/PB e River/PI. Avançam para as quartas-de-final o líder de cada grupo e os três vice-líderes de melhor campanha.

A partir da fase quartas-de-final começa o “mata-mata”. Os confrontos serão definidos por sorteio, com mando de campo no jogo da volta para o clube de melhor campanha. Quatro avançam para as semifinais e o critério de mando permanece o mesmo, assim como na final. Haverá gol qualificado nos jogos “mata-mata”.

O campeão da Copa do Nordeste garante vaga na Copa Sul-Americana de 2015.

Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Pro Clubs 2020 Pro Clubs 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br