O Campeonato Cearense Sub-17 terminou no último sábado (01), com vitória do Fortaleza sobre o Ceará nos pênaltis que resultou em título para o Leão. Durante a partida, as Comissões Técnicas de Ceará e Fortaleza reclamaram bastante, em momentos distintos, da decisão do árbitro da partida, Souza Filho, quanto a dois lances específicos. A Comissão de Arbitragem da FCF analisou as imagens e concluiu sobre os dois momentos questionados.
Aos 37 minutos do 2° tempo o atleta Henrique, do Fortaleza, caiu na grande área adversária, em disputa de bola com o zagueiro do Ceará. A Comissão Técnica do Fortaleza reclamou bastante, mas as imagens deixam claro que o lance foi normal. O presidente da CA/FCF, Milton Otaviano, fez o seguinte comentário:
“
Ficou claro que houve uma disputa e que o defensor do CEARÁ atingiu a bola num ato de dividida com o atacante do FORTALEZA, que depois estando ele (o atacante) em total equilíbrio decidiu por se jogar e tentar ludibriar a arbitragem para causar a impressão de ter sido derrubado”
Assista os lances questionadosSeis minutos depois, o Ceará marcou um segundo gol de cabeça, mas o assistente 01, Jailson Albano, assinalou o impedimento. Milton Otaviano também comentou a decisão do auxiliar:
“
O segundo caso em que a reclamação parte da equipe do CEARÁ, a bola é alçada na área e no memento em que um atacante cabeceia a bola para o gol um outro atacante do CEARÁ entra e se atira para alcançar a bola com a cabeça e fazer o gol, sendo que este segundo encontrava-se em posição de impedimento, mais próximo da linha de meta contrária do que a bola e o penúltimo defensor, no momento em que o primeiro tocou a bola com a cabeça caracterizando a infração, visto por imagens nota-se que a posição é bem ajustada, mas com parte do corpo adiantado”
Diante do exposto, é válido ressaltar que a arbitragem não teve qualquer influência sobre o resultado final da partida. O presidente da CA/FCF parabenizou o quarteto:
“Quero parabenizar a arbitragem por ter tomado as duas decisões de forma correta, mostrando conhecimento técnico, segurança e firmeza no momento de tomar as decisões”
Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br