Após o término da 5ª rodada da Taça Fares Lopes, seis equipes já estão garantidas na próxima fase do certame. Horizonte, Ferroviário, Tiradentes, São Benedito, Guarany (S) e Icasa já têm vaga assegurada na segunda fase.
Grupo A1
Horizonte e Ferroviário já estão garantidos nas duas primeiras posições do grupo A1. As duas equipes se enfrentam na última rodada e quem vencer será o líder. O empate dará a liderança para o Galo do Tabuleiro.
O Tiradentes já encerrou sua participação na competição e não alcança mais os lideres, mas classificou-se por ficar entre os dois melhores terceiros colocados. O Tigre da PM somou oito pontos e só pode ser alcançado pelo Ceará (3º do grupo A2). O Guarani de Juazeiro (3º grupo do grupo A3) só pode chegar aos 7 pontos.
Grupo A2
Todos os clubes do grupo A2 ainda jogam uma vez. Na última rodada, o Ceará enfrenta o São Benedito, enquanto o Guarany de Sobral recebe o Crateús.
São Benedito e Guarany (S) já estão classificados, pois não podem mais ser alcançados pelo Ceará que é o 3º colocado. A disputa entre as duas equipes vale a liderança. O São Benedito só perde a ponta se for derrotado pelo Vovô e se o Cacique do Vale vencer o Crateús. Qualquer outro resultado deixa o Azulão da Serra em primeiro e o Guarany (S) em segundo.
Ceará e Crateús brigam pela outra vaga dos terceiros colocados. Cinco equipes podem conquistar essa vaga. Além dos dois clubes desse grupo, Iguatu, Guarani (J) e Barbalha também estão na disputa.
A situação do Ceará é melhor, já que depende apenas de si. Caso o Vovô vença, vai a oito pontos e garante sua vaga, já que o 3º colocado do grupo A3 só pode chegar a sete. Caso o Ceará empate, terá que torcer para que Guarani (J) e Barbalha não vençam os seus jogos. Em caso de derrota, o Vovô terá que contar com tropeço do Crateús e do Barbalha e uma derrota do Guarani (J).
O Crateús só classifica em caso de vitória, e mesmo se vencer precisará de uma combinação de resultados. Além de torcer para uma derrota do Ceará, o Crateús terá que vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de derrota do Ceará por dois ou mais gols de diferença, uma vitória simples basta para o Crateús. Mas também precisa “secar” Guarani (J) e Barbalha. O Leão do Mercado não pode vencer, e, em caso de empate, o Crateús precisa tirar a diferença de saldo de gols e o Barbalha também precisa perder seu duelo.
Grupo A3
No grupo A3, apenas uma equipe está garantida na próxima fase, o Icasa, que é o líder do grupo e pode ser ultrapassado apenas pelo Iguatu. As outras três equipes estão disputando duas vagas, a de segundo colocado do grupo e uma das duas dos melhores terceiros colocados da competição.
O Iguatu precisa apenas de um empate para se confirmar na próxima fase. Mas o Azulão do Centro Sul pode se classificar mesmo com uma derrota. Se for derrotado, e o Guarani (J) não vencer, o Iguatu também se classifica. Se perder e o Guarani (J) vencer seu jogo, ainda assim terá que tirar a diferença de saldo, que está em cinco gols entre as duas equipes. Mesmo se tirar esse saldo, o Iguatu cairia para a 3ª posição, com sete pontos, o que ainda lhe candidataria a vaga entre os melhores terceiros colocados. Para isso, o Ceará (3º do grupo A2), tem que perder seu compromisso. O Guarani (J) precisa pontuar para passar de fase. Se empatar, terá que torcer para Barbalha e Crateús não vencerem e para o Ceará ser derrotado. Em caso de vitória, o Ceará não poderá vencer seu confronto. O Leão do Mercado ainda pode se classificar na segunda posição, caso vença e o Iguatu perca, ainda assim teria que ser tirado uma diferença de saldo de gols, como foi dito acima.
A situação do Barbalha é mais complicada, a Raposa do Cariri só passa de fase em caso de vitória, qualquer outro resultado elimina a equipe tricolor. O atual campeão da Taça Fares Lopes precisa vencer o seu jogo e torcer para Guarani (J) e Ceará não vencerem. Em caso de empate do Ceará, o Barbalha terá que tirar a diferença de gols para o Vovô, que é de apenas de um gol. Caso a diferença seja igualada, o desempate será feito pelos gols marcados. O alvinegro tem seis gols feitos, enquanto a Raposa balançou a rede adversária quatro vezes.
Manuella Viana / Brenno Rebouças Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol (85) 32066505 / 91384545 imprensa@futebolcearense.com.br
|