Os maiores goleadores do Brasil na atualidade jogam no futebol cearense. Robert, Magno Alves e mais recentemente Lima compõem o elenco dos principais times do Estado na atual temporada do futebol brasileiro. Na ponta, com boa vantagem, Fortaleza e Ceará têm grandes chances de fazer o artilheiro do ano.
Com partidas disputadas apenas pelo Cearense Onix e Campeonato Brasileiro Série C, Robert está isolado na briga pelo prêmio Friendenreich, com 23 gols marcados até aqui. O vice-artilheiro do Brasil, Lima, agora atleta do Ceará, tem três gols a menos que o atacante tricolor.
Antes de anunciar o atacante Lima, no dia 10/07, um atleta do Ceará já figurava entre os artilheiros do Brasil na temporada. Com 19 tentos assinalados em partidas do Cearense Onix, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro Série B, Magno Alves é o terceiro na briga pela artilharia nacional.
A chegada de Lima colocou o Ceará duas vezes no páreo. Ele marcou vinte vezes pelo Paysandu/PA, contabilizando Campeonato Paraense, Copa Verde, Brasileiro Série C e Copa do Brasil, e quer continuar balançando redes defendendo o Vovô.
Os três atacantes já se consagraram artilheiros de pelo menos uma competição esse ano. Robert foi artilheiro do Cearense Onix, Magno Alves artilheiro da Copa do Nordeste, e Lima artilheiro da Copa Verde.
Juntos os três somam 62 gols, quase a mesma quantidade total de tentos dos quatro atletas que vêm logo abaixo deles (68). O presidente da FCF, Mauro Carmélio, avalia como positiva essa estatística. “Isso é muito bom, porque nosso futebol fica em evidência. Serve também para demonstrar o bom nível dos clubes do nosso estado”, disse.
Manuella Viana / Brenno Rebouças Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol (85) 32066505 / 91384545 imprensa@futebolcearense.com.br
|