Notícia
Postada em 03/06/2014 às 18:45 Clubes elegem fórmula da Taça Fares Lopes 2014
Os doze concorrentes à Taça Fares Lopes 2014 se reuniram nesta terça-feira (03), na sede da FCF, para discutir a fórmula e os demais detalhes da competição. Como no ano passado, apenas a 1ª Fase será disputada em grupos, sendo o restante do certame todo em modelo mata-mata. A rodada de estreia está marcada para o dia 17 de agosto.

Logo do início do Conselho Técnico, o Secretário Geral da FCF, Marcos Augusto, comunicou a premiação desta edição. Para o campeão, além de uma vaga na Copa do Brasil 2015, será entregue um carro. Quanto ao vice-campeão, levará uma moto.

Na sequência, o Diretor de Competições da FCF, Josimar de Carvalho, apresentou a sugestão de fórmula da federação: Fase inicial com três grupos de quatro equipes, jogos de ida e volta entre si. Os dois melhores de cada grupo seguiam para a fase mata-mata (dois jogos). Dos três que sobrevivessem, o de melhor campanha em toda a competição já estaria na final, enquanto os outros dois brigariam pela última vaga da decisão numa semifinal em duas partidas. A grande final também teria dois capítulos.

Durante a votação a fórmula sofreu algumas alterações. Além do líder e vice-líder de cada grupo, os dois melhores terceiros colocados também vão ao mata-mata. Desta forma, o número de jogos permanece sempre par, portanto não haverá mais um finalista antecipado.

Sorteio de grupos

Outro ponto que gerou votação foi a disposição das equipes nos grupos da 1ª Fase. A FCF tinha apresentado uma divisão regionalizada e por índice técnico, mas os doze só concordaram por completo com o grupo C, onde estão as equipes do Cariri e proximidades (Icasa, Guarani de Juazeiro, Barbalha e Iguatu).

Sobre o grupo B (Crateús, Guarany de Sobral, São Benedito e Horizonte), o Horizonte questionou sua inserção e as equipes decidiram que os outros três integrantes deveriam ser mantidos e o Galo do Tabuleiro participaria de sorteio junto das equipes do grupo A para saber quem completaria o grupo B.

Após sorteio os grupos ficaram assim:

A – Maguary, Tiradentes, Ferroviário e Horizonte
B – Crateús, Guarany de Sobral, São Benedito e Ceará
C – Icasa, Guarani de Juazeiro, Barbalha e Iguatu

Elenco Sub-23

Durante o Conselho Técnico, os clubes levantaram ainda outra questão. No intuito de baratear os custos das equipes, foi sugerido por Guarani de Juazeiro e Tiradentes a obrigatoriedade de uso de dez atletas Sub-23 entre os relacionados das equipes para cada jogo.

O Secretário Geral da FCF informou que é necessária uma consulta à CBF para tal medida, visto que há uma vaga da Copa do Brasil em jogo. A resposta da Diretoria de Competições da CBF será encaminhada aos participantes.

Para ver a ata do Conselho Técnico da Taça Fares Lopes, clique aqui

Competições









    FCF Diretoria Localização CBF Atletas por Clube Boletos BID-E Ficha do Atleta DOWNLOADS 2020 2019 ARBITRAGEM Quadro Regras TJDF CLUBES 1ª Divisão 2ª Divisão 3ª Divisão Não Profissionais Inativos Ligas Campeões Ranking CAMPEONATOS Série B 2020 Ypioca 2020 Sub/13 2019 Feminino 2019 Copa Uninta Sub/19 2019 Feminino sub/20 2019 Master 50 2019 IMPRENSA Notícias Imagens Vídeos FIQUE EM CONTATO Ouvidoria Links Youtube Twitter RSS  
 
Federação Cearense de Futebol - Rua Paulino Nogueira, 77, Benfica - (85) 3206.6500 - ouvidor@futebolcearense.com.br