O Conselho Técnico com os clubes que vão disputar o Cearense Chevrolet de 2014, realizado na tarde desta quarta-feira (02/10), definiu a fórmula de disputa da competição. Das 11 equipes participantes do certame, apenas o Guarani de Juazeiro não compareceu à reunião.
O desenho do Cearense Chevrolet foi mantido (1ª Fase, 2ª Fase, Semifinal e Final) e a fórmula de disputa foi pouco alterada. Como neste ano, em 2014 apenas nove equipes vão disputar a fase inicial do Campeonato (Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani (J), Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá e Tiradentes). As mudanças da 1ª Fase estão relacionadas à classificação e rebaixamento.
Em 2014, quatro equipes vão avançar para a 2ª Fase do Cearense Chevrolet e se juntar a Ceará e Guarany de Sobral (que não participam da fase inicial porque disputam a Copa do NE). O primeiro colocado levará 2 pontos de bonificação e o segundo colocado levará um ponto. Quanto ao rebaixamento, os três últimos vão cair para a Série B de 2015.
Todas as fases serão disputadas em jogos de ida e volta, totalizando 32 datas. A distribuição dos dois carros (um para o líder da 1ª Fase e outro para o campeão cearense), das duas vagas na Copa do Brasil* (uma para o líder da 1ª Fase e outra para o campeão cearense) e das vagas na Copa do Nordeste (para o campeão e vice-campeão cearense) não foi modificada.
O Cearense Chevrolet 2014 vai começar dia 05 de janeiro. A previsão de término é 16/04, baseada no Calendário do Futebol Brasileiro, da CBF.
Conselho TécnicoA FCF apresentou três propostas aos clubes, no Conselho Técnico. A primeira (escolhida) era a de maior número de datas. O Ferroviário ainda sugeriu uma fórmula, baseada na fórmula número 3 da FCF, mas os demais clubes não aceitaram.
Votaram pela fórmula escolhida Ceará (11 votos), Tiradentes (7 votos), Horizonte (6 votos), Ferroviário (4 votos), Crato (3 votos) e Quixadá (1 voto).
A manutenção dos pontos de bonificação (2 pontos para o primeiro e 1 ponto para o segundo) foi aprovada por Icasa (9 votos), Fortaleza(8 votos), Tiradentes (7 votos), Horizonte (6 votos), Ferroviário (4 votos), Crato (3 votos), Itapipoca (2 votos) e Quixadá (1 voto).
O Conselho Técnico começou por volta das 15h e teve duração de duas horas.
Para ver a Ata do Conselho Técnico,
clique aqui*Vale lembrar que a terceira vaga cearense na Copa do Brasil é dada ao campeão da Taça Fares Lopes