Foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (13/09), no Marina Park Hotel, a 10ª edição da Copa do Nordeste. A competição regional retornará em 2013 e pela primeira vez terá a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Sete estados terão representantes.
Ceará e Fortaleza são os dois clubes cearenses presentes. O alvinegro caiu no grupo A e terá como companheiros de chave o Bahia, o ABC/RN e o Itabaiana/SE. No grupo vizinho, B, o Fortaleza vai disputar a fase inicial da competição ao lado de Sport/PE, Confiança/SE e Sousa/PB.
O presidente da CBF, José Maria Marin, esteve em Fortaleza para o lançamento da Copa do Nordeste. Ele ressaltou o gosto dos nordestinos pelo futebol e disse ser a competição uma boa oportunidade para se provar isso.
“O torcedor do Nordeste é apaixonado pelos seus clubes. É capaz de quebrar recordes de comparecimento de público. Terá agora mais uma oportunidade de demonstrar a força do futebol na região”, disse, confirmando a permanência da Copa do Nordeste no calendário da CBF nos próximos anos.
O presidente da Federação Cearense de Futebol e anfitrião da festa, Mauro Carmélio, revelou estar muito satisfeito com a reedição da competição regional. “Estamos todos muito felizes com essa festa, que dá bem a dimensão da força do futebol do Nordeste. Vamos fazer um grande campeonato”, afirmou
Entre as sete federações que vão participar da Copa do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), seis estiveram representadas pelo seu presidente. Participaram da festa também o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, o Diretor de Competição da CBF, Virgílio Elísio, além dos ex-atletas convidados Bobô e Sérgio Alves, entre outros nomes.
Antes do sorteio das chaves, em entrevista coletiva, o Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, negou vaga para a Copa Sul-Americana ao campeão do Nordeste do ano que vem. Entretanto, a mesma vaga não foi descartada para 2014.