Nesta quinta-feira, dia 19/07, em homenagem ao Sport Clube Rio Grande (1900), time do Rio Grande do Sul, é comemorado o dia do futebol. A escolha da data partiu da Confederação Brasileira de Futebol, pelo clube ser o primeiro registrado no Brasil.
Traçando um paralelo com o futebol cearense, a FCF foi atrás do primeiro clube registrado no estado e acabou encontrando quatro eleitos. O primeiro time do Ceará data de 1904, tendo sido fundado em 01/01. Denominado de Foot-Ball Club, só disputou jogos aleatórios, pois ainda não existia uma entidade que organizasse a prática do esporte.
Só em 1915 surgiu a primeira organização de futebol, esta, porém, só abrangia a capital e região metropolitana do Ceará. Tratava-se da Liga Metropolitana de Foot-Ball, que cinco anos depois deu lugar a Associação Desportiva Cearense de Foot-Ball (ADCF).
Quatro clubes originaram a ADCF. Bangu Athletic Clube (inativo), Ceará Sporting Club, Fortaleza Sporting Club e Guarany Sporting Club (de Fortaleza, hoje inativo), considerando que a Liga não tinha mais capacidade de abranger a expansão do futebol cearense, decidiram fundá-la em 1920, e filiaram-na a Federação Brasileira de Sports (Hoje CBF), em 1922.
Assim sendo, os primeiros clubes registrados no Estado a nível de Brasil foram Bangu, Ceará, Fortaleza e Guarany. O registro destes clubes, no entanto, difere da data de fundação de cada um deles. O Ceará foi criado em 1914. Guarany e Bangu foram fundados em 1919, e ambos não existem mais. O Fortaleza nasceu em 1918.
Essa pequena retrospectiva foi feita apenas no intuito de ressaltar a data em que se comemora o esporte mais amado e praticado no Brasil, o Dia do Futebol. A FCF parabeniza a todos os clubes filiados, torcedores e desportistas cearenses.
|