Créditos: Lucas Emanuel/FCF
O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio Neto, entregou, nesta sexta-feira (25), o Certificado de Clube Formador ao Floresta Esporte Clube. O documento, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tem validade até 31 de janeiro de 2026 e reconhece oficialmente a capacidade do clube em formar jovens atletas conforme os critérios estabelecidos pela legislação esportiva nacional. Participaram do encontro o vice-presidente do clube, Diego Felício, acompanhado dos irmãos Christian e Matheus. Também estiveram presentes o Assessor da Presidência da FCF, Luzinho Torquato e o Diretor de Marketing, Biriba do Vale.
Com a certificação, o Floresta está autorizado a firmar contratos de formação com atletas na faixa etária de 12 a 20 anos, assegurando, entre outros direitos, a celebração do primeiro contrato profissional e a manutenção de vínculos que garantem participação em eventuais compensações financeiras decorrentes de transferências futuras.
Para a obtenção do certificado, o clube foi submetido a um criterioso processo de avaliação, que incluiu a inspeção de alojamentos, instalações esportivas, áreas de alimentação, limpeza e segurança. Todos os ambientes foram aprovados mediante laudos técnicos emitidos por profissionais habilitados nas áreas de saúde e segurança do trabalho. Além da infraestrutura adequada, o Floresta cumpre os requisitos exigidos para oferecer suporte integral aos atletas em formação, incluindo assistência psicológica, médica e odontológica.
Com a conquista, o Floresta torna-se o quarto clube do estado do Ceará a obter o Certificado de Clube Formador. Em fevereiro deste ano, o Tirol também recebeu a certificação de forma inédita, juntando-se agora a Ceará e Fortaleza, que já possuíam o certificado.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br
|