Créditos: Lucas Emanuel/FCFA Federação Cearense de Futebol apresentou, nesta terça-feira, 22, o relatório das atividades administrativas e financeiras referentes ao exercício de 2024. O Congresso Geral Ordinário foi realizado na sede da entidade e contou com a presença de 35 filiados, sendo 21 clubes e 14 Ligas. As contas foram aprovadas por aclamação pelos presentes.
O presidente da entidade Mauro Carmélio, ao lado dos vice-presidentes, Eudes Bringel e Mauro Carmélio Neto, chamou para compor a mesa o diretor jurídico, Eugênio Vasques; a diretora financeira, Cíntia Sousa; o representante do Conselho Fiscal, Luis Ricardo Meneses. Também foi chamado à mesa, Bento Pinheiro, do Clube Atlético Cearense, como forma de homenagear o fundador Francisco Coelho de Nojosa, falecido em 2023, para secretariar os trabalhos. O mandatário da Casa do Futebol cearense deu início a reunião saudando a presença de todos e em homenagem ao Papa Francisco, líder mundial da Igreja Católica que faleceu na segunda-feira (21) foi respeitado um minuto de silêncio.

Na sequência, Mauro Carmélio Neto, vice-presidente da FCF, assumiu a palavra para destacar os principais números e resultados alcançados pelos diversos departamentos ao longo do ano de 2024.
“Trago aqui algumas observações que devemos compartilhar com vocês, não apenas na parte financeira com o que foi arrecadado e investido, mas também no que diz respeito a todas as atividades desenvolvidas no nosso dia a dia. Em 2024, realizamos 738 partidas sob a chancela da entidade, abrangendo competições profissionais e de base, tanto no masculino quanto no feminino. Esse é um número recorde em nossa história, que reflete o comprometimento da FCF com o crescimento e a valorização do futebol cearense”, comentou Mauro Carmélio Neto.
Outro ponto de destaque foi o setor de Arbitragem. Ao todo, foram registradas 146 atuações de árbitros cearenses em partidas organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente, o futebol cearense conta com 33 árbitros e assistentes no quadro da CBF, além de 99 profissionais filiados ao quadro estadual. Um marco importante foi a atuação de Luciano Miranda na elite do futebol brasileiro, algo que não acontecia com um árbitro do estado desde 2021.

Encerrando os discursos, o vice-presidente Eudes Bringel agradeceu a confiança depositada por todos na atual gestão, que entra em seu quinto mandato sob a liderança de Mauro Carmélio. Bringel ressaltou que a transparência tem sido um dos pilares da administração e que a credibilidade conquistada é fruto de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento do futebol local.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066523
imprensa@futebolcearense.com.br