Na tarde desta segunda-feira, 24, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou a eleição para a presidência da entidade, com mandato válido de março de 2026 a março de 2030. A presidência da Federação Cearense de Futebol, representada pelo presidente Mauro Carmélio e o vice-presidente Mauro Carmélio Neto, esteve presente na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acompanhando a eleição.
A chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, liderada por Ednaldo Rodrigues, foi a única inscrita para o pleito e obteve uma votação histórica, recebendo todos os votos das 27 federações estaduais e também todos os votos dos 40 clubes das Séries A e B, totalizando 141 pontos.
Além de Ednaldo Rodrigues, foram eleitos também oito vice-presidentes: Ricardo Nonato Macedo de Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti. A eleição também contemplou o Conselho Fiscal, com a aprovação, nas urnas, dos nomes de José Sergio Oliveira Santos, José Piedade Campos e Elielson Gomes Ferri como membros efetivos. Como suplentes, foram eleitos Antonio Felipe Gomes Duarte de Farias, Leonardo Gladson Lemos Otero e Rodrigo de Albuquerque Benevides Mendonça.
Mauro Carmélio, presidente da Casa do Futebol Cearense, comentou:
“Estou feliz pela justiça que foi feita, pois essa eleição representa o reconhecimento de um trabalho dedicado ao futebol de base, ao apoio aos clubes de menor porte das séries C e D, ao futebol inclusivo, como o futsal Down, e às vitórias e conquistas no futsal e no beach soccer. Também é um reconhecimento à segurança e à fiscalização no trabalho de arbitragem”, afirmou Mauro Carmélio.
Trajetória
A trajetória de Ednaldo Rodrigues à frente da CBF começou em agosto de 2021, quando ele foi nomeado presidente da entidade após indicação do Conselho de Administração, assumindo o cargo interinamente em um momento decisivo para a CBF.
Em 2022, sua eleição foi marcada por amplo apoio de diversas entidades, refletindo a confiança dos principais setores do futebol nacional em sua capacidade de promover a estabilidade e a renovação da gestão da CBF. Ednaldo Rodrigues conquistou um expressivo respaldo, recebendo 26 votos das 27 federações estaduais, 20 votos dos 20 clubes da Série A e 19 votos dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, totalizando 127 votos de 131 possíveis. Esse apoio sólido endossou sua proposta de recuperação e fortalecimento da entidade e reforçou a percepção de que ele sempre esteve alinhado com os desafios enfrentados pelo futebol no Brasil.
A Federação Cearense de Futebol lhe deseja muito sucesso e êxito em mais um mandato à frente da CBF. Que sua gestão continue a contribuir significativamente para o crescimento e fortalecimento do futebol brasileiro.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br
|