O Campeonato Brasileiro Série A segue em andamento, e na 31ª rodada, que será realizada neste final de semana, o futebol cearense escreve seu nome em mais uma página dentro do cenário nacional. Neste sábado, 26, dois membros da arbitragem cearense fazem sua estreia na elite do futebol brasileiro.
Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a árbitra Elizabete Esmeralda Cordeiro dos Santos Gomes atuará como quarta árbitra, compondo o quarteto formado pela árbitra principal Edina Alves Batista (SP) e pelos auxiliares Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP). A bola rola às 16h30 para Grêmio/RS e Atlético Goianiense.
Elizabete, de 27 anos, realizou o curso de arbitragem da Federação Cearense de Futebol em 2019, ingressando no mesmo ano no quadro de árbitros da FCF. No ano seguinte, passou a integrar o quadro CBF – SENAF (Seleção Nacional de Árbitros de Futebol). Bete acumula quatro atuações como árbitra principal em partidas da Série D, além de ter comandado grandes duelos do Brasileiro Feminino A1, duas finais do Feminino A2 (2024) e A3 (2023), e jogos das categorias Sub-17 e Sub-20.
Mais tarde, às 19h, será a vez do Árbitro Assistente 2, Anderson da Silva Rodrigues, estrear, formando o trio com o árbitro Marcelo de Lima Henrique e o assistente FIFA Nailton Oliveira, ambos do quadro estadual, na partida entre Atlético Mineiro e Internacional/RS, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Anderson, de 27 anos, realizou o curso de arbitragem da FCF em 2015, ingressando no quadro de árbitros da federação em 2016. Em 2019, passou a integrar a Seleção Nacional de Árbitros – SENAF. Na temporada, acumula participações em partidas das Séries B, C, D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Nordeste. No futebol estadual, esteve presente em jogos das duas divisões.
Além dos dois estreantes, o árbitro Luciano da Silva Miranda Filho será o quarto árbitro no duelo entre Vasco da Gama/RJ e Cuiabá/MT, na próxima quinta-feira, 24/10, em São Januário, válido pela 19ª rodada da Série A. Recentemente, Luciano apitou Atlético/GO e Bahia/BA no Antônio Accioly, e antes dele, a última vez que um árbitro formado no futebol cearense havia comandado um confronto na Série A foi em 18 de setembro de 2021, pela 21ª rodada, na partida entre Athletico/PR e Juventude/RS.
O crescimento da arbitragem cearense é motivo de orgulho para o futebol local. A dedicação, profissionalismo e excelência dos árbitros e assistentes têm se refletido em conquistas importantes, como as recentes estreias na Série A. O reconhecimento no cenário nacional reforça o compromisso da Federação Cearense de Futebol com a formação e desenvolvimento de talentos, elevando o nome do nosso estado e consolidando a presença de seus profissionais nos grandes palcos do futebol brasileiro.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 3206-6523 imprensa@futebolcearense.com.br
|