Créditos: Lucas Emanuel/FCF A arbitragem cearense esteve reunida nesta sexta-feira (20) na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para uma reunião geral com todos os árbitros e assistentes que compõem os Quadros Básico, FCF 2, FCF 1, Promissores CBF e Especial. O evento contou com a presença do presidente em exercício da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio Neto; o presidente da Comissão de Arbitragem, Paulo Sílvio; o árbitro assistente FIFA, Nailton Oliveira e membros da comissão.
Durante o encontro, Nailton que também é coordenador da Escola de Arbitragem Alzir Brilhante, deu início a cerimônia apresentando a todos os membros do quadro de arbitragem as atualizações das regras.
Na sequência, o presidente da Comissão de Arbitragem, Paulo Silvio, exibiu aos presentes as estatísticas da arbitragem fazendo um recorte dos últimos sete anos, destacando o crescimento da arbitragem cearense no cenário nacional com designações em mais de 15 competições nacionais entre profissionais e de base. Atualmente, a arbitragem cearense ocupa a primeira posição da Região Nordeste como o estado com mais árbitros designados nas quatro divisões do futebol brasileiro e a sétima posição no ranking geral.
Na oportunidade, cinco árbitros aproveitaram para receberem os escudos CBF. Confira:
- Francisco Luan Adrião da Silva
- Wanderson Marques Martins
- Paulo Vitor de Lima Pereira
- Wesley Pacheco Rocha
- Francisco Borges de Sousa Filho
No encerramento do evento, o árbitro Luiz César de Oliveira Magalhães anunciou a sua despedida dos gramados, mas vai continuar como professor da Escola de Arbitragem e instrutor da arbitragem da Federação. César se formou na turma de 2007 e ingressou em 2013 na Seleção Nacional de Árbitros. Nos últimos seis anos, Magalhães atuou em 52 jogos pela FCF e em 60 partidas pela CBF na função de árbitro central.
“Foram 17 anos de arbitragem , 11 anos no quadro nacional, de muito trabalho , esforço e dedicação. Fiz amigos pra vida em todos os estados do Brasil, consegui conhecer os principais estádios do país, viajei muito, onde certamente não conseguiria fazer sem a arbitragem, são as lembranças desses momentos que levarei para sempre. Sou muito grato a FCF por ter me dado a oportunidade de viver intensamente a arbitragem, agradeço aos meus líderes Sr. Mauro Carmélio e Mauro Neto, Sr. Eudes Bringel e Sr. Paulo Silvio. Estarei sempre na torcida pelos amigos que continuam nessa árdua missão” agradeceu César.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 3206-6523
imprensa@futebolcearense.com.br