Créditos: Pedro Chaves/FCF
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, participou na tarde deste domingo (25), da “Campanha #EuLigo”, idealizada pelo Governo do Estado do Ceará e Ministério das Mulheres, que visa abordar ambientes predominantemente masculinos, para a conscientização sobre as medidas necessárias em casos de violência contra a mulher.
Realizada na Arena Castelão, além do mandatário da Casa do Futebol Cearense, a ação também contou com a presença Vice-Governadora do Estado do Ceará e Secretária das Mulheres, Jade Romero; a Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves; a Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, Desembargadora Marlucia de Araújo Bezerra; a Senadora da República, Augusta Brito; o Secretário de Estado do Esporte, Rogério Pinheiro; o Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias; o Procurador-Geral de Justiça, Haley de Carvalho; a Defensora Pública-Geral do Estado, Sâmia Farias; o Subdefensor Público Geral do Estado do Ceará, Leandro Bessa; e representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Criado por meio da Lei nº 14.448/2022, o Agosto Lilás é uma campanha que objetiva instruir a população a como identificar e reagir a casos de violência, alertando ainda que muitos desses podem ser pouco perceptíveis, como em situações de violência patrimonial, moral, psicológica, sexual e até mesmo física. Agosto é instituído como o mês de proteção às mulheres em homenagem à Lei Maria da Penha (11.340/06), sancionada em 7 de agosto de 2006.
Nos momentos que antecederam o confronto entre Fortaleza e Corinthians/SP pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A, a Vice-Governadora, Jade Romero e a Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves assinaram a estadualização do número 180 que é o número de denúncia e de orientação para mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência. Após a assinatura, todas as autoridades presentes se dirigiram à sala de coletiva da Arena Castelão para atender a todos da imprensa.
Antes de a bola rolar pelo Brasileirão, na entrada das equipes ao gramado, os atletas do Fortaleza vestiram a camisa da “Campanha #EuLigo” e carregaram a faixa do Ministério das Mulheres com a frase “Feminino Zero”. Além do procotolo inicial, a torcida do Fortaleza localizada nos setores Superior e Inferior Central também levantou papéis formando o mosaico com a frase “Solte Sua Voz” e um mosaico 3D com o desenho “Vire o Jogo Contra a Violência”. As camisas dos atletas também contaram com um emblema do “Feminicídio Zero” estampado em suas camisas.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol 3206-6523 Imprensa@futebolcearense.com.br
|