Créditos: Lucas Emanuel/FCF A Federação Cearense de Futebol (FCF) realizou nesta sexta-feira, 23, o II Encontro dos Profissionais de Base do Futebol Cearense. No Hotel Amuarama, presidentes de clubes, representantes de Ligas e profissionais que atuam diretamente no futebol cearense, participaram de um dia repleto de troca de experiências e conhecimentos em diversas áreas de atuação no esporte.
Na abertura do encontro, o vice-presidente da FCF, Mauro Carmélio Neto cumprimentou a todos os presentes dando as boas vindas e comentou a respeito da importância do evento.
“Agradeço a todos que tiraram um dia para investirem em vocês mesmo. Este evento não era realizado desde 2019 e sentíamos que precisávamos retornar com ele devido ao crescimento que tivemos com nossas categorias de base. Desde o aumento do calendário estadual com mais competições durante o ano, bem como a participação de nossas equipes em competições nacionais” completou Mauro Neto.
Após as boas-vindas do vice-presidente, a programação foi iniciada com o Supervisor de Futebol do Fortaleza Esporte Clube, Júlio Manso, que apresentou o funcionamento do departamento de futebol de uma equipe profissional, aproveitando ainda para destacar a importância do profissional buscar o seu aperfeiçoamento próprio, enriquecendo o seu currículo com aprendizagem de novos idiomas, procurando novos campos de conhecimento e ter alguém como referência.
Na sequência, foi a vez do futebol feminino ganhar espaço. Com a crescimento exponencial da modalidade no estado e com a recente parceria firmada entre a Federação Cearense de Futebol e o Instituto Esporte Mais, a presidente Jessyca Rodrigues tomou a palavra e enalteceu a parceria com a entidade, que tem como objetivo a criação de programa de desenvolvimento do futebol feminino no Ceará.
Jessyca aproveitou para apresentar o e-book Futebol pela Igualdade, um guia prático para a promoção e desenvolvimento de projetos esportivos para meninas e mulheres no Brasil, com o objetivo de facilitar a criação e implementação de programas esportivos para meninas e mulheres e apoiar organizações e profissionais a projetar, desenvolver e ministrar programas esportivos centrados neste público-alvo.
Após a abordagem do futebol feminino, o diretor jurídico da FCF, Dr. Eugênio Vasques, trouxe aos presentes como os casos de manipulação de resultados no futebol são vistos no âmbito legal e suas respectivas punições. Além disso, Eugênio alertou a todos sobre que medidas devem ser tomadas em casos de possíveis assédios de apostadores com esses jovens atletas.
Antes da pausa para o almoço, o nosso também vice-presidente, Eudes Bringel, compareceu e falou a todos sobre a oportunidade que a FCF estava fornecendo no II Encontro de Profissionais de Base.
“Durante o período de inscrição, pude acompanhar o preenchimento das vagas e fiquei muito feliz com a demanda dos profissionais em buscar essa troca de conhecimento. Por mais que tenham aqui profissionais com as mais diferentes áreas de atuação, é fundamental aprender um pouco mais sobre aquilo que está fora de nossa zona de conforto”, destacou Eudes.
Após o horário reservado para o almoço, a programação do evento seguiu com o Coordenador da Escola de Arbitragem e árbitro do quadro da FCF e CBF e também responsável pelo Árbitro de Vídeo (VAR), Magno Cordeiro, que trouxe a todos uma ótica do futebol voltado para a arbitragem, explicando como funciona o desempenho de um árbitro, destacando a preparação teórica, física, mental e social como um pilar para manter o árbitro bem preparado dentro das quatro linhas.
Magno aproveitou para trazer alguns estudos de caso bem como a aplicação das regras e suas atualizações, tirando as dúvidas do público presente.
Com o encerramento da palestra do futebol sob a ótica da arbitragem, a primeira apresentação em conjunto chamou as atenções. Joel Marinho, psicólogo da FCF; Vanessa Parahyba, nutricionista do futebol de base e do feminino do Fortaleza E.C; e Janderson Bessa, preparador físico do Ceará S.C, realizaram uma breve apresentação individual especificando suas áreas em torno do esporte e como as três estão interligadas, funcionando em conjunto no desenvolvimento de atletas que necessitam de perfomance.
O técnico vencedor da equipe do Ceará Sub-20, Alison Henry, deu sequência ao cronograma de apresentação. Passando por outras categorias, onde conquistou títulos notáveis já na última categoria que antecede o profissional, Alison ficou responsável por orientar e apresentar a maneira que utiliza para lidar com atletas que transitam entre a base e o profissional, sabendo lidar com o lado humano e esportivo de cada jogador.
Finalizada a apresentação do treinador alvinegro, foi a vez dos gerentes da base de Ceará e de Fortaleza, Sandro Queiroz e Erisson Matias, respectivamente, se apresentarem em forma de bate-papo com o público. Os dois profissionais trouxeram como tema “Quando a rivalidade sai fora das quatro linhas” destacando que a “briga” entre os lados é apenas no imaginário do torcedor, e reforçou que os dois mantêm ótimas relações com os lados rivais, chegando, em alguns momentos, trabalharem juntos, em forma de conselhos, pesquisa por atletas e possíveis assédios de empresários.
E para encerrar o evento, trouxemos um profissional que tem uma função fundamental em todos os campos das vidas das pessoas. Ary Farias, técnico de enfermagem e instrutor do SAMU Ceará e SAMU Fortaleza, trouxe ensinamentos acerca do atendimento de primeiros socorros, principalmente, no futebol, onde os atletas estão propensos a fraturas, luxações e pancadas.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 3206-6523
imprensa@futebolcearense.com.br