Créditos: Márcio Pereira/FCFNa sede da Federação Cearense de Futebol, o presidente Mauro Carmélio e o seus vice-presidentes, Eudes Bringel e Mauro Carmélio Neto, reuniram-se com os representantes das nove equipes regularmente filiadas e aptas para a disputa do Campeonato Cearense Série B 2024. Nesta quinta-feira, 9, os clubes aprovaram a fórmula de disputa da competição que tem início previsto para o dia 17 de fevereiro. O encontro também contou com a presença de representantes do TJDF-CE, APCDEC, SINDARF e SAFECE.
Confira as equipes que estarão na disputa: Cariri, Guarani, Icasa, Itapipoca, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pague Menos e Tiradentes.
A competição será realizada em quatro fases:
- 1ª Fase: os nove clubes formam um grupo único e se enfrentam em duelos apenas de ida. Os clubes que ficarem na 1ª e 2ª posições avançam diretamente para a 3ª Fase (Semifinal), já os classificados em 3º, 4º, 5º e 6º avançam para a próxima fase.
A equipe que ocupar a última posição estará rebaixado para a Série C 2025.
- 2ª Fase (Quartas de Final): os quatro clubes formarão dois grupos obedecendo o seguinte cruzamento:
Grupo B: 3º x 6º
Grupo C: 4º x 5º
Nesta fase, os duelos serão disputados em jogos de ida e volta.
3ª Fase (Semifinal): os clubes classificados das Quartas de Final avançam para a Semifinal e encontram os dois melhores colocados da Primeira Fase. Em partidas de ida e volta, os confrontos acontecem da seguinte forma:
1º colocado x vencedor do Grupo B
2º colocado x vencedor do Grupo C
As equipes vencedoras dos duelos, estarão garantidas na elite do futebol cearense em 2025.
- Final: os clubes classificados da Semifinal se enfrentam em jogo único para decidir o clube campeão do Campeonato Cearense Série B 2024.
Posteriormente, a Diretoria de Competições da FCF divulgará o Regulamento Específico e a Tabela Básica da competição.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
32066523
imprensa@futebolcearense.com.br