Créditos: João Marcos/ADI
Na última quarta-feira, 30, a Associação Desportiva Iguatu conquistou pela primeira vez o título de campeão da Taça Fares Lopes. Em sua 13ª edição, essa foi a décima vez que a competição contou com um clube campeão diferente. Destacando-se o treinador da equipe do centro-oeste, Washington Luiz, que conquistou sua terceira taça, sendo o técnico mais vitorioso na história da competição.
Natural de Juazeiro do Norte, o treinador de 41 anos é conhecido por seus acessos e títulos acumulados em sua carreira. No futebol cearense, a sua primeira campanha notável aconteceu em 2010, com o acesso para a Segunda Divisão com o Juazeiro Empreendimentos. Em 2012, comandando o Iguatu, garantiu à equipe azulina o título do Cearense Série C e o acesso para Série B para a temporada seguinte. No ano de 2013, veio o seu primeiro título da Taça Fares comandando a equipe do Barbalha, e juntamente o seu acesso para Segunda Divisão estadual.
Sua próxima conquista da Fares Lopes aconteceu em 2016, com a equipe do Guarani de Juazeiro, onde também conseguiu a sua classificação para o Campeonato Brasileiro Série D em duas oportunidades. Retornando para o Barbalha em 2017, levou a Raposa dos Verdes Canaviais da Série C para a Série A estadual nas temporadas seguintes. Em 2019, obteve mais um acesso para a Série A, dessa vez, com outra raposa, a Metropolitana, onde corou seu trabalho com a conquista do estadual.
No ano seguinte, comandando o Guarany de Sobral, conquistou a primeira fase da elite do futebol cearense e uma vaga na Copa do Brasil para 2021. Nesse mesmo ano, assumiu a equipe do Icasa, levando o Verdão do Cariri ao título do Cearense Série B e o seu retorno para primeira divisão estadual.
Em 2021, assumiu pela segunda vez o comando técnico do Iguatu, garantindo o acesso do Azulão para Série A 2022, onde foi semifinalista do estadual, também garantindo vaga para o Brasileiro Série D e na Copa do Brasil. No mesmo ano, subiu o Pacatuba da Série C para a Série B com o título da competição.
Na atual temporada, ainda pelo Iguatu, disputou a Copa do Brasil e chegou à Segunda Fase enfrentando o Santos/SP, na Vila Belmiro. Na disputa da Série D, somou 16 pontos na Primeira Fase. Recentemente, chegou à sua terceira conquista de Fares Lopes, levando o Azulão ao título inédito.
Washington Luiz destacou a alegria em mais uma conquista em sua carreira e comentou a importância da Taça Fares Lopes no calendário de competições da Federação Cearense de Futebol.
“É uma satisfação ter conquistado a Fares Lopes por três vezes. Tenho muita consideração pela competição, ela é de grande importância para o cenário do futebol cearense, além de dar calendário aos clubes e aos atletas, ela também garante uma vaga na Copa do Brasil, melhorando o planejamento financeiro das equipes para a temporada seguinte”, concluiu.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br
|