A Federação Cearense de Futebol dará início no próximo sábado, 26, ao Campeonato Cearense Feminino Sub-17. Inédita em nosso calendário, a competição que conta com o apoio do Governo do Estado, terá seis equipes na disputa pelo título.
Na Primeira Fase, foram formados dois grupos com equipes regionalizadas. O Grupo A é composto por equipes da capital, representado por Menina Olímpica, Ceará e Fortaleza. Já o Grupo B é representado por três clubes da região do Cariri, a saber: Associação Movimenta Comunidade, Juasal e R4.
Do grupo da Região do Cariri, dois participantes são estreantes em competições chanceladas pela FCF, enquanto um deles, disputou na temporada passada a competição na categoria adulto em parceria com o Guarani Esporte Clube. Dessa forma, conheça as equipes do Grupo B:
Juasal Esporte Clube: A equipe Juasal E.C foi formada em outubro de 2014, porém formalizada apenas em agosto de 2022. Durante os oito anos de atuação no futsal e futebol feminino amador, tornou-se uma das maiores equipes femininas da região do Cariri. O projeto assiste mais de 80 meninas a partir de 10 anos, estudantes de escolas públicas.
Duas atletas formadas pela equipe ganharam notoriedade, a atleta Eduarda (Duda), com passagens pelo Internacional/RS, Seleção Brasileira Sub-20 e Flamengo/RJ; e a atleta Thays Ferrer, que conta com passagens pela Coreia do Sul, Turquia e, atualmente, reside no Japão.
Associação Movimenta Comunidade: A Associação Movimenta Comunidade foi criada em 2021 para organizar a gestão do calendário esportivo, contribuindo para massificar a prática das diversas modalidades esportivas e do esporte de modo geral, provocando oportunidades para aproximação das pessoas. No futebol feminino, sua intenção foi de criar novas opções e atrair novos futuros talentos.
Em sua trajetória, há de se destacar os títulos do Campeonato da Área Rural e da ASSEAJUNO.
R4 Esporte Clube: O R4 foi fundado em 2010, em Juazeiro do Norte, pelo jogador Ronaldo Angelim, que investiu em um sítio com a iniciativa de incentivar suas irmãs e familiares a praticarem esporte e melhorem sua qualidade de vida, daí veio a ideia de formar um time de futebol feminino. Em 2015, nasceu a sua equipe de futebol masculino que disputou diversos campeonatos amadores em Juazeiro do Norte.
Em 2019, a equipe feminina conquistou o Campeonato Barbalhense, o Torneio Cachoeira dos Índios, na Paraíba, em 2020, e a Copa Replay Barbalhense, em 2021. O apogeu do elenco aconteceu na temporada 2022 com a conquista da ASSEAJUNO, e com a parceria do clube Guarani, participaram do Campeonato Cearense Feminino Adulto, alcançando a terceira posição.
Já na temporada atual, disputaram o Campeonato Brasileiro Feminino A3, e avançaram às Oitavas de Final e foram superadas pela equipe do VF4/PB.
Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br
|