Créditos: Pedro Chaves/FCF O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, participou de uma coletiva de imprensa com a vice-governadora, Jade Romero, o secretário do Esporte e Juventude do Estado, Rogério Pinheiro, o Superintendente de Obras Públicas, Dr. Quintino Vieira, os representantes de Ceará e Fortaleza, Raimundo Pinheiro e Marcelo Paz. Durante a entrevista realizada na Arena Castelão para toda a imprensa, foi apresentado a campanha “#EuTôNaDefesa”, que tem o propósito de acessar ambientes historicamente masculinos para educar para o combate à violência contra a mulher.
A campanha é coordenada pela Secretaria das Mulheres, comandada pela vice-governadora Jade Romero. Conta com a parceria de Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e das entidades que regem o futebol estadual e nacional. “Gostaria de agradecer aos clubes, à Federação Cearense de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol pela disponibilidade e pela sensibilidade de atuar nessa pauta tão importante. Que a gente possa utilizar a força que tem o futebol e o diálogo com as torcidas para promover essa conscientização em relação à questão do enfrentamento da violência contra as mulheres", ressaltou Jade Romero.
Com foco no ambiente digital, a escalação dos times chegou às redes sociais com todos os jogadores em posição de defesa, com a hashtag da campanha: #EuTôNaDefesa. Já dentro de campo, as duas equipes entraram em campo carregando uma faixa com a seguinte frase: Vamos jogar juntos na defesa. Diga não à violência contra a mulher”. Na camisa, o número 180, que acolhe denúncias, e a chamada oficial da campanha: EuTôNaDefesa. Os capitães das duas equipea também utilizaram a braçadeira lilás com o número 180 grafado.
"Esta campanha vem chamar a atenção de todos sobre o alto número de feminicídio, isto é, o homicídio de mulheres apenas por serem mulheres. E o uso do futebol para alertar a todos, foi uma ideia brilhante para poder conversar com o público masculino. E nós, da Federação Cearense de Futebol, estamos juntos com os nossos dois afiliados, a Secretaria da Mulher e o Governo do Estado nesta luta" comentou Mauro Carmélio.
Daniel França
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066522
imprensa@futebolcearense.com.br