Ainda em Fortaleza, o Diretor de Competições da CBF Virgílio Elísio, esteve nesta terça-feira (15), reunido com os representantes de algumas federações de futebol e os engenheiros da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios da CBF, que tem a coordenação executiva do engenheiro José Gilberto Campos (SP). O encontro aconteceu para ser feita uma avaliação dos laudos técnicos de engenharia, realizados até agora, em todo o país, inclusive em estádios do Estado do Ceará. Romeirão, Mirandão e Castelão já passaram pela vistoria.
O presidente da FCF, Mauro Carmélio e o Secretário Geral, Marcos Augusto, também estiveram na reunião. “Nós estamos trabalhando junto aos clubes e prefeituras quanto a exigência dos laudos técnicos, não só o de engenharia, mas como os de Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Bombeiros. Temos ainda uma certa dificuldade, haja vista que esse ano tivemos jogos do Campeonato Cearense da Primeira divisão com portões fechados, mas estamos tentando colaborar para atender as exigências da portaria 124/2009 dos Ministério do Esportes,” disse Mauro Carmélio.
A CBF já recebeu cerca de 100 laudos de estádios que são utilizados em competições organizadas pela entidade. “A Federação Cearense tem colaborado com a questão desses laudos, é uma das três federações de todo o país que tem feito um bom trabalho e em parceria com a CBF”, disse Virgílio Elísio.
“Esse grupo de estudo que nasceu a cerca de um ano e meio, em parceria dos CREAs e CBF, visa o conforto e segurança do torcedor, melhorando as diretrizes e atendendo o decreto nº 6.795/2009. O nosso objetivo em médio prazo é transformar os estádios. A partir dessa reunião podemos rever alguns aspectos que precisam ser melhorados,” declarou o coordenador José Gilberto.
A vistoria técnica, programada para manhã desta quarta-feira (15), no estádio Alcides Santos, pelo engenheiro da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios da CBF, Antônio Miranda (BA), será remarcada para outra data. Aproveitando a estadia em Fortaleza, os engenheiros presentes irão fazer uma visita de reconhecimento as obras do Estádio Presidente Vargas.
|