O atual presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, tomou posse da mentora em 19 de dezembro de 2009. Em 2021, o futebol cearense se encontra em um cenário bem diferente. Desde lá, a participação dos clubes do estado tornou-se mais presente e representativa no esporte nacional.
Em 2010, o Estado do Ceará foi contemplado com um título brasileiro inédito para o futebol local, o Guarany de Sobral se tornara Campeão Brasileiro Série D e, consequentemente, o acesso à Série C. No mesmo ano, o Alvinegro de Porangabuçu garantiu a permanência na elite do futebol nacional e vaga na Copa Sul-Americana 2011. No ano seguinte, o Ceará foi a primeira equipe a jogar a Copa Sul-Americana e foi eliminado para o São Paulo. Na Copa do Brasil, a competição mais democrática do país, o Vozão chegou às Semifinais e foi derrotado para o Coritiba.
O ano de 2012 foi especial para o futebol local e para o interior do Estado, o Icasa, equipe de Juazeiro do Norte, conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, ficou a um ponto de integrar a elite do futebol brasileiro. Pela Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza chegam à Fase Semifinal da competição em 2013, mas foram derrotados por ASA/AL e Campinense/PB, respectivamente. O Vovô foi Vice-Campeão da competição regional em 2014 e em 2015 sagrou-se Campeão de forma invicta.
Em 2017, o futebol cearense comemorou dois acessos, o Ceará retornou à elite do futebol nacional e o Fortaleza estaria de volta ao Campeonato Brasileiro Série B. Já 2018 foi um ano festivo para os amantes do futebol estadual, títulos, acessos e permanência. O Ferroviário conquistou o segundo título brasileiro para o estado ao consagrar-se Campeão do Campeonato Brasileiro Série D. O Fortaleza retornou à elite do futebol nacional com o título da Série B e o Ceará garantiu o segundo ano consecutivo entre os melhores 20 clubes do país.
O ano de 2019, o Leão levantou a segunda orelhuda para o Estado. Na competição nacional, Ceará e Fortaleza se enfrentaram depois de 26 anos sem um Clássico-Rei na elite do futebol brasileiro. Além dos dois clubes permanecerem na Série A, o Tricolor atingiu a marca de 53 pontos na 9ª posição, e foi terceira melhor campanha de um clube nordestino na história dos pontos corridos e a melhor pontuação de um clube cearense nesse formato da competição. Além disso, o Leão conquistou uma vaga para a Copa Sul-Americana 2020, e se tornou a primeira equipe cearense a disputar uma partida oficial fora do Brasil.
Pela Copa Sul-Americana 2020, o Fortaleza foi eliminado para o Independiente/ARG, na Arena Castelão. Na Copa do Nordeste, o Ceará conquistou o Bicampeonato Invicto. Pelo Brasileirão, as duas equipes, Ceará e Fortaleza garantiram mais um ano de permanência na elite do futebol, e o Vovô alcançou uma vaga para a Copa Sul-Americana 2021. O Floresta foi Vice-Campeão do Brasileiro Série D e ascendeu à Série C do Brasileiro.
Atualmente, na Copa do Nordeste, o Fortaleza chegou à Fase Semifinal e o Vozão foi o Vice-Campeão. Na Copa Sul-Americana, o Alvinegro liderou a Fase Grupos mas não conseguiu a classificação às Oitavas de Final.
Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066522 imprensa@futebolcearense.com.br
|