Créditos: Divulgação FCFFoi dada a largada das aulas teóricas da pré-temporada dos árbitros. A noite desta quinta-feira (21), no Colégio Maria Ester 2, foi de muito aprendizado, expectativa e esperança de que 2021 seja um ano de sucesso para a arbitragem cearense, para o esporte e para o mundo, segundo projeta a diretora da Escola de Árbitros Alzir Brilhante, Eveliny Almeida.
“ A gente está entrando com essa força a mais, com esse gás a mais, na expectativa de que neste ano seja melhor e já começamos as preparações para que 2021 seja um ano de sucesso. Fizemos a avaliação física na última semana com 100% de aprovação”, comemorou Eveliny. A diretora falou ainda no aumento no número de árbitras. “Nós estamos com nove árbitras no nosso quadro e a cada ano, esse número vem aumentando ao final dos cursos”, contou.
Magna Leilane foi uma das palestrantes do dia. Ela falou sobre a importância de levar um rigor mais científico, um olhar mais estatístico sobre a percepção do contexto de jogo e do posicionamento em campo. “Nós usamos um aplicativo onde os alunos poderiam visualizar determinadas jogadas e que posicionamento eles deveriam adotar de acordo com aquela jogada. Então nós traçamos um levantamento de como o árbitro entende e como deve ser a idealização de posicionamento para ele no campo, considerando os contextos do ambiente que podem impactar no psicológico e no controle mental, favorecendo o processo de tomada de decisão”, falou Magna.
O instrutor da CBF, o ex-árbitro mineiro Márcio Eustáquio, enalteceu o prazer de fazer parte da pré-temporada dos árbitros cearenses. “É um prazer compartilhar esse conhecimento de regras com os árbitros”. Ele falou ainda que a CBF disponibilizou o material, importante e didático, para que os árbitros busquem um critério nas suas tomadas de decisão.
O diretor da Comissão de Arbitragem, Paulo Sílvio comemorou a aprovação de 100% dos árbitros no teste físico e falou da importância das aulas teóricas. “Nós falamos sobre os contextos, inovações, mudanças de regras nas salas de aula. A gente precisa ter a uniformidade e por isso temos um representante da ENAF – Escola Nacional de Arbitragem para que possamos aproximar o máximo possível do que é necessário para que as decisões em todo o Brasil sejam parecidas”. Paulo Sílvio falou também que a regras partem da interpretação, mas que é necessário buscar esse caminho da uniformidade.
As aulas seguem na noite desta sexta-feira (22) e no sábado (23) no Colégio Maria Ester. No domingo (24), as aulas práticas encerram a pré-temporada no CT do FC Atlético.
Para ver o Cronograma,
clique aqui Manuella Viana
Departamento de Comunicação
Federação Cearense de Futebol
(85) 32066522
imprensa@futebolcearense.com.br